Alcinopolis. Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018. Boa Tarde!

Educação

Bombeiros orientam população de Alcinópolis com palestra sobre queimadas urbanas

Bombeiros orientam população de Alcinópolis com palestra sobre queimadas urbanas

Bombeiros orientam população de Alcinópolis com palestra sobre queimadas urbanas

A Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente – Semudes, em parceria com o 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica, realizou uma palestra sobre Queimadas ao Ar Livre. O evento faz parte da campanha “Queimada é crime, quem acende paga”, realizada em Alcinópolis para conscientização contra as queimadas urbanas.

Durante o evento, que aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação das redes municipal e estadual de ensino, agentes de saúde e de endemias e brigadistas, a equipe do de Bombeiros, comandada pelo Major QOBM Aldinei Perez da Silva, falou sobre as competências legais de atuação do órgão e também sobre a Legislação referente a queimadas ao ar livre.

O ST BM Paulo Teodoro Oliveira e o 3º SGT BM Arionei Guedes dos Santos, explicaram a Legislação Federal, Estadual e Municipal sobre queimadas, com o intuito de difundir a cultura preventiva, orientando a população sobre os riscos oferecidos por quem promove queimadas urbanas. “Às vezes somos conscientes dos problemas causados pelo incêndio, mas não estamos dispostos a resolver. E tudo que é feito de forma desordenada afeta a saúde das pessoas e o meio ambiente”, ressaltou Teodoro.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, frisou que a campanha municipal tem respaldo legal, visto que Alcinópolis possui a Lei nº 317/2010, que proíbe a queima de lixo ou materiais descartados de qualquer espécie na zona urbana de Alcinópolis durante período compreendido entre os meses de maio e setembro de cada ano. “Ao receber a denúncia, a equipe técnica da Secretaria irá até o local realizar um alerta e prestar orientações ao morador. Caso o incidente volte a ocorrer, o individuo infrator ficará sujeito à multa”, explicou Bruna.

A data especificada na Lei foi escolhida, pois a umidade do ar, normalmente, é mais baixa no inverno e no início da primavera. Além do aumento dos problemas respiratórios, essa época também favorece e potencializa as ocorrências de incêndios.

 

 

 

-- 

Assecom/Prefeitura de Alcinópolis 
Jornalista Nathalia Barbosa 
Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade