Alcinopolis. Sábado, 21 de Julho de 2018. Boa Noite!

Meio Ambiente

Casal de Mutum-de-penacho circulam livremente pelas ruas de Alcinópolis.

Casal de Mutum-de-penacho circulam livremente pelas ruas de Alcinópolis.

Casal de Mutum-de-penacho circulam livremente pelas ruas de Alcinópolis.

Alcinópolis “A Capital Estadual da Arte Rupestre” esta localizada na região Norte do Estado, retirada da sua capital “Campo Grande” 300 km.

O site alcinopolis.com vem observando que nos últimos anos, vem aumentando o movimento de animais e aves silvestres nas ruas da cidade, já foram encontrados Lobinho, Tamanduá Bandeira, Veado, Seriema, Araras Azul e Vermelha, Curicaca, Canarinho Terra, Passa Preto, agora por último há dias um casal de Mutum-de-Penacho atravessa Avenida Olegário Barbosa da Silveira, próximo a Educação Infantil, por volta das 6:00 horas e 18:00 horas, o casal circula livremente parecendo que eles já tem liberdade de trânsito na região.

Alcinópolis – ‘Zona de Amortecimento’.

O Município de Alcinópolis abrange a maior parte do corredor da biodiversidade entre Emas-Taquari e Pantanal.

Os Corredores de Biodiversidade tem como objetivo planejar a paisagem, conciliando atividade econômica com preservação, visando manter a diversidade biológica dos recursos naturais dos Biomas Cerrado e Pantanal.

O Corredor Emas-Taquari pode ser definido como a região que vai desde o Parque Nacional das Emas na divisa dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em direção ao Pantanal, seguindo pelo vale e furnas do Rio Taquari.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2000, pela Conservação Internacional do Brasil (CI) em parceria com outras instituições e com a Oréades Núcleo de Geoprocessamento que apoia, desenvolve e executa as ações do projeto.

Quais os benefícios dos corredores?

Os corredores possibilitam o maior trânsito de animais, a dispersão de sementes, o intercâmbio genético entre espécies da flora e da fauna, a preservação da biodiversidade, a proteção dos rios, a proteção do solo, o equilíbrio do clima e a recuperação da paisagem.

 

- Localização do projeto

O Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas - Taquari constitui-se no reflorestamento de 588,9 hectares formado por um mosaico de propriedades particulares no entorno do Parque Nacional das Emas (PNE) e de fragmentos inseridos no Parque Estadual das Nascentes do rio Taquari (PENT).

Localizada no centro-oeste brasileiro, nos municípios de Mineiros, estado de Goiás e Alcinópolis e Chapadão do Sul, no estado de Mato Grosso do Sul, que apresentam como bioma predominante o Cerrado.

 

 

Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Mauricio & Leandra"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade