Alcinopolis. Terça-feira, 19 de Novembro de 2019. Boa Noite!

Pantanal

Chuva pode começar hoje e seguir até amanha no Centro-Sul e Oeste do Estado, alerta Defesa

 A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu nesta sexta-feira (3) um aviso meteorológico informando que entre hoje e amanhã (4) podem ocorrer chuvas fortes no Centro-sul e Oeste do Estado.
Portanto a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) recomenda a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, a população deve evitar trafegar em ruas sujeitas a inundações localizadas.
A Defesa Civil também dá dicas e cuidados que a população deve ter em casos que ofereçam risco de alagamentos, enchentes e inundações. Para quem vive em áreas consideradas de risco é importante ter o bom hábito de escutar os noticiários da meteorologia durante o verão, informar-se sobre a história de enchentes passadas, identificar pontos altos onde se possa refugiar e que esteja o mais perto possível de casa ou do emprego, elaborar uma pequena lista dos objetos importantes que deve levar consigo caso precise deixar o imóvel, ter sempre em casa uma reserva para dois ou três dias de água potável e alimentos que não perecíveis e manter a limpeza do quintal, principalmente no verão devido à queda das folhas.
Nos casos de locais que possuem riscos de enchente a recomendação é para que a população se mantenha atenta ao noticiário da meteorologia e às indicações da Defesa Civil transmitidas pelo rádio e televisão, transmitir calma à sua volta, colocar em um saco de plástico os objetos pessoais mais importantes e os seus documentos, ter sempre por perto um estojo de emergência, transferir alimentos e objetos de valor para pontos mais altos da casa, libertar os animais domésticos e leve-os para locais seguros, colocar um anteparo na entrada da casa, retirar do quintal objetos que possam ser arrastados pelas enchentes e estar preparado para desligar a água, o gás e a eletricidade, se necessário.
Os procedimentos nos casos de enchente são: Manter a serenidade. Dar apoio às crianças, aos idosos e aos deficientes; continuar atento aos conselhos da Defesa Civil, preparar-se para a necessidade de ter que abandonar a casa; desligar a água, o gás e a eletricidade; deixar as linhas telefônicas desocupadas, usando o aparelho somente em casos de emergência. É importante ainda não fazer caminhadas, nem sair de casa para visitar os locais mais atingidos; não utilizar carros, eles podem ser arrastados para buracos nas ruas, para caixas de esgoto abertas, ou até para fora da estrada.
Nas enchentes ainda é essencial que a população não entre em locais que tenha muita água, correndo assim, o risco de não conseguir suportar a força da corrente, podendo até mesmo ocorrer uma subida inesperada do nível da água. Em hipótese alguma beber a água já que ela pode estar contaminada e por fim, procurar ter sempre uma atitude prática perante os acontecimentos
Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade