Alcinopolis. Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018. Boa Noite!

Agronegócio

Comitiva de Boiadeiro ainda percorre a região de Alcinópolis.

Benedito disse que essa viagem é de 70 macha...

Comitiva de Boiadeiro ainda percorre a região de Alcinópolis.

Comitiva de Boiadeiro ainda percorre a região de Alcinópolis.

Hoje (27) pela manhã alcinopolis.com encontrou uma comitiva na BR-359, com destino a Navirai MS, um meio de transporte que quase não se vê mais, uma cultura que está quase desaparecendo de nossas estradas.

 

A chegada do progresso, crescimento e desenvolvimento vai dificultando o transporte por comitiva há muitos anos os grandes pecuaristas optavam pelo transporte como uma forma de redução dos gastos e nesse tempo os pastos recuperam as pastagens, na época existiam muitas estradas boiadeiras.

 

Conversamos com o capataz Benedito (50), o qual nos informou que começou a trabalhar em comitiva com 12 anos de idade, disse que não tem outra profissão a não ser trabalhar no ramo pecuário.

Benedito disse que essa viagem é de 70 macha (dias), até o seu destino Navirai-MS, a comitiva compõem 07 companheiros (boiadeiro/peão), o lote tem 1110 cabeças (boi).

O como é formado uma comitiva?  

Numa comitiva, cada cavaleiro tem o seu papel, uma função que desempenha durante a cavalgada. Á frente vai o cozinheiro levando no lombo de uma tropa de burros todos os utensílios e mantimentos para as refeições diárias da peonada. Ele é responsável por “queimar o alho” como dizem popularmente os integrantes da comitiva.  

Depois dele, normalmente umas três horas atrás vai o ponteiro, peão experiente que conduz a marcha pelas estradas e atalhos que normalmente conhece como a palma da mão.  

Ponteiro é também o tocador do berrante e quem determina a velocidade da viagem.  

O comissário, chefe da comitiva acompanha a todos, inclusive os peões da culatra que vão atrás da boiada. Os rebatedores são os responsáveis por não deixar o gado se espalhar e os da culatra manca são os que ficam para trás para cuidar do gado que, por algum motivo retardou na viagem.

 

Matéria relacionada:

CLIQUE: Comitivas ainda movimentam gado pelas estradas de Alcinópolis.

Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade