Alcinopolis. Domingo, 21 de Janeiro de 2018. Boa Noite!

Dia a Dia

Dez dicas para quem tem planos de se tornar um empresário

Para sócio da consultoria Baker Tilly Brasil...

Dez dicas para quem tem planos de se tornar um empresário

Dez dicas para quem tem planos de se tornar um empresário

Empreender no Brasil não é tarefa fácil. Uma boa ideia, dinheiro e planejamento são alguns dos principais fatores para o candidato a empresário prestar atenção. Para ajudar nessa tarefa, o Estadão PME conversou com o sócio da consultoria Baker Tilly Brasil, Paulo Sérgio Piccolo, sobre dicas para ajudar o empreendedor a construir uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios.

Para Piccolo, a primeira coisa que o empreendedor precisa se preocupar é com a identificação com o negócio. "O brasileiro é empreendedor por natureza, mas é necessário ter afinidade com o assunto que ele vai lidar todos os dias. É preciso ser um negócio prazeroso", afirma. Confira a seguir as dicas do consultor:

Contador
Antes de começar a operação, a dica é contratar um bom contador. É importante contratar um profissional capacitado, pedir indicação, pesquisar na web e até entrar em contato com o órgão de classe, no caso, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O empresário também pode visitar o escritório para conhecer a estrutura do contador e entrar em contato com outros clientes para discutir a qualidade dos serviços. "Hoje o cenário está mudando, e os empresários passam a enxergar o contador como um gestor, como parceiro e não como um processador de informação", diz Piccolo.

Escolha adequada do regime tributário
O empresário deve fazer a escolha adequada do regime tributário da operação, entre lucro real, lucro presumido e Simples Nacional. Uma escolha errada vai resultar no pagamento de mais impostos.

Conhecimento
De nada adianta ter um bom contador se o empresário não sabe fazer a leitura mínima de um balanço. É importante ter, pelo menos, um conhecimento básico de finanças. "A quantidade de obrigações fiscais é absurda. É importante ter um mínimo de conhecimento, senão o empresário pode ser facilmente enganado", aconselha Piccolo.

Impostos
Nunca deixe de pagar os impostos. Com o nome sujo, a empresa não vai conseguir bons clientes, e não conseguirá crédito nas instituições financeiras.

Orçamento
É importante ter um orçamento, conhecer as despesas, receitas e impostos. "Em muitos casos, a empresa começa a operar e começa a faltar dinheiro porque o empresário não fez um orçamento. E o imposto é a primeira coisa que ele deixa de pagar", diz o consultor.

Controle
Ter a gestão dos controles internos para visualizar toda a operação para evitar prejuízos e visualizar oportunidades.

Escolha do sócio
A abertura de uma empresa pode ser feita individualmente ou em sociedade. Isso vai depender do perfil do empresário e do dinheiro disponível. Caso a escolha seja pela sociedade, a recomendação é selecionar alguém de confiança, não necessariamente um amigo. Antes de firmar a sociedade, é preciso esclarecer as responsabilidades, expectativas e divisão do lucro para cada uma das partes.

Colaboradores
Atenção ao quadro de funcionários. Empregar pessoas da família requer cuidado redobrado. O empresário não pode deixar a relação familiar interferir nos negócios. A recomendação é para contratar profissionais capacitados para as áreas-chave da empresa e não só porque é parente.

Disposição
O empresário precisa ter consciência que vai precisar atuar em tempo integral, pelo menos, até os negócios tomarem um rumo. "Tem aquele ditado: quem engorda o boi é o olho do dono", lembra Piccolo.

Atendimento
O empresário não pode se esquecer do relacionamento com o cliente. É importante priorizar um bom atendimento e treinar os funcionários. É por meio dos consumidores que o empresário vai saber o que é preciso melhorar e qual a demanda.

 

estadao

Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Balada Sertaneja Balada Sertaneja "Sinésio e Henrique"
  • Em Alcinópolis, famílias recebem casa própria e fazem planos para o futuro Em Alcinópolis, famílias recebem casa própria e fazem planos para o futuro
  • Chegada da Chegada da "Banda Musical Iulle Martins Rezende"
  • Missa Sertaneja Missa Sertaneja
  • 3ª Cavalgada de Bonito - MS 3ª Cavalgada de Bonito - MS
[+] Galerias de Fotos
Publicidade