Alcinopolis. Domingo, 22 de Julho de 2018. Boa Noite!

Agronegócio

Equipe da Semudes visita produção de Baru em Alcinópolis

Equipe da Semudes visita produção de Baru em Alcinópolis

Equipe da Semudes visita produção de Baru em Alcinópolis

Nesta segunda-feira (14), a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente – Semudes - realizou visita técnica ao produtor Pedro Vianna Silva, que está implantando a cultura do Baru na Fazenda São Pedro e Santo Antônio da Pólvora, localizada no município de Alcinópolis. No ano passado, Pedro plantou 1.500 mudas de baru e em 2018 já foram mais 700 mudas, além de a propriedade já conter mais de 700 pés desta árvore nativa do Cerrado já produzindo.

 

Pedro optou pelo extrativismo do Baru após um amigo que mora nos Estados Unidos comentar sobre a crescente procura da castanha. Segundo o produtor, outro fato que também o levou a escolher o Baru foi por se tratar de uma espécie nativa, a qual o gado convive muito bem, se alimenta da poupa e se protege do sol na sombra da árvore.

 

Outra questão importante, é que a espécie abundante e nutritiva do Cerrado pode ser preservada, protegendo mananciais e fornecendo alimento para espécies silvestres. As mudas foram plantadas nos corredores e bordas de Reserva legal da fazenda, além de estarem consorciadas com o eucalipto em outra área da propriedade.

 

Pedro hoje faz parte da CoopBrasil Sustentável- Cooperativa dos Produtores Extrativistas do Brasil, tendo como parceiros produtores de outros  estados como Goiás e Tocantins. O produtor visa além da venda da castanha, a extração do óleo do Baru e produção de farinha da poupa da castanha.

 

Benefícios do Baru

 

Além do valor culinário, a “castanha do Cerrado” tem valor medicinal, em algumas comunidades é usada contra reumatismo , mesmo sem comprovação científica. A fama mais comum, em todas as regiões, é claro, a de afrodisíaco, talvez pelo fato de o gosto ser semelhante ao do amendoim — os dois são da família das leguminosas. Certo, mesmo, é que o baru é poderoso revigorante graças às suas propriedades nutricionais.

 

Análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostram que a castanha do baru é rica em fósforo, potássio, cálcio, magnésio, zinco e ferro; em ácidos graxos essenciais e em vitamina E, aquela “anti-envelhecimento”.

Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Mauricio & Leandra"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade