Alcinopolis. Domingo, 21 de Abril de 2019. Boa Noite!

Bastidores

Lançamento do PDE em Alcinópolis destaca união de esforços para conquistar crescimento

Lançamento do PDE em Alcinópolis destaca união de esforços para conquistar crescimento

Lançamento do PDE em Alcinópolis destaca união de esforços para conquistar crescimento

Quando falamos em desenvolvimento sustentável, não podemos deixar escapar a compreensão da interdependência entre os eixos social, econômico e ambiental, mas, principalmente, a construção de ações com a participação colaborativa da comunidade. Com a meta de acelerar o desenvolvimento local, o Sebrae/MS e a Prefeitura de Alcinópolis realizaram, na noite desta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores, o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, que visa acelerar o segmento do turismo, potencial escolhido pela cidade.

Com a presença de autoridades, empresários, empreendedores, donas de casa, estudantes e trabalhadores, o Diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, falou da percepção das oportunidades que estão dentro do município. “As vocações da pecuária e agricultura são natas no Estado, o nosso desafio é pensar fora da caixa e mostrar que Alcinópolis tem um ponto particular no processo de desenvolvimento, assumindo o turismo como também um vetor essencial de desenvolvimento de toda essa região, aumentar o fluxo de negócios do município, um passo mais concreto para diversificar a matriz econômica regional”, afirmou ele durante a abertura do evento.

Tito Estanqueiro destacou que gestores públicos, a comunidade e os demais municípios da região devem pensar juntos, o que significa articular o território para canalizar recursos, construir uma infraestrutura e mobilizar o público para gerar renda e desenvolvimento para toda região. Ele ressaltou ainda o comprometimento efetivo do município, sendo que 100% da chamada pública da alimentação escolar será adquirida da agricultura familiar local. “Isso é mostrar que é possível fazer diferente, permitindo que a renda que é gerada aqui continue na cidade”, pontuou.

O Prefeito de Alcinópolis Dalmy Crisóstomo da Silva, enalteceu a satisfação de fazer parte dessa nova história do município, com essa proposição de um novo olhar para o desenvolvimento local. “Esse trabalho é feito por todos nós, dentro da comunidade, com o Sebrae e as oportunidades de capacitação em todos os setores da administração, com a participação das secretarias, coordenadores, comerciantes e toda sociedade, sem eles nada disso estaria acontecendo”, declarou ele, destacando a presença do prefeito de Figueirão Rogério Rosalin e as autoridades das cidades vizinhas de Costa Rica, Rio Verde e do município de Campo Grande.

Dalmy Crisóstomo destacou que foram diversas ações realizadas desde a educação empreendedora que será aplicada nas escolas municipais, além da equipe de compras públicas capacitadas para beneficiar o desenvolvimento local destinando seus recursos de compras públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro da cidade. “O processo licitatório sofreu mudanças positivas para que a merenda escolar consumida na rede municipal seja comprada na cidade, uma valorização para os agricultores”, falou.

Como chegamos no plano?

Durante o evento, a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, explicou em uma apresentação as etapas realizadas até chegar ao Plano de Desenvolvimento Econômico, que é um conjunto de ações construídas com a comunidade para acelerar o desenvolvimento econômico da cidade.

A partir do levantamento de dados do perfil do município, pesquisa de expectativas e consumo, análise das condições geográficas, identificação das âncoras econômicas elabora-se o documento Mapa de oportunidades para a escolha do segmento prioritário, no caso de Alcinópolis elegido o turismo.

O Plano de Desenvolvimento Econômico consolidado pelo tripé da sustentabilidade apontadas durante todo o processo com o objetivo de fortalecer os potenciais da cidade, tendo definido 15 ações e 100 tarefas, dentro da sustentabilidade nos âmbitos Econômico, Social e Ambiental, com propostas para atender a produção e a qualificação da população.

Dentre as ações do bloco econômico, destaca-se a organização e estruturação dos atrativos turísticos e a criação de identidade gastronômica para promover novos negócios no segmento, enquanto no bloco social podemos evidenciar o incentivo da participação das famílias no turismo de base comunitária; e conectar grupos e trabalhos da melhor idade com o turismo local. Por último, no bloco ambiental o município deve elaborar e implantar projeto de áreas verdes, além de melhorar o programa de coleta seletiva, entre outros. Confira as ações priorizadas no Plano de Desenvolvimento aqui.

O Desenvolvimento que vem do turismo 

O lançamento contou com a participação de Alexandre Costa Marques, proprietário da Fazenda Baia Grande e vice-presidente da Visit Pantanal e de Geancarlo Merigh, diretor de Desenvolvimento da Fundação de Turismo e Mercado da Fundtur, que falaram aos presentes sobre as oportunidades de Turismo. 

Cidade Empreendedora

O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: http://www.sebraecidadeempreendedora.com.br/

 

 

Por: Nayara Tiago, com acréscimo de Nathalia Barbosa. 

-- 

Assecom/Prefeitura de Alcinópolis 
Jornalista Nathalia Barbosa
Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade