Alcinopolis. Domingo, 18 de Novembro de 2018. Boa Noite!

Agronegócio

Mesmo com alguns problemas climáticos, a produtividade é alta no sudeste do MT

Mesmo com alguns problemas climáticos, a produtividade é alta no sudeste do MT

Mesmo com alguns problemas climáticos, a produtividade é alta no sudeste do MT

Sudeste do Mato Grosso foi uma das regiões brasileiras cujo plantio da safra 2017/18 foi mais atribulado. A chuva demorou para regularizar. Muitos produtores plantaram no solo seco – ou no pó, como se diz –para não comprometer o calendário da safrinha, especialmente do algodão. Isso resultou em perdas de stand, em algumas situações, e em necessidade de replantio, nos casos mais graves.

O drama não para por aí: houve, durante o período de desenvolvimento das lavouras, aproximadamente 13 dias sem chuva. O surpreendente: apesar de tudo isso, a produtividade na região surpreende positivamente, igualando ou superando a da safra passada.

Dá para perceber o bom desempenho tanto por uma avaliação preliminar das amostras de campo coletadas pelo Rally da Safra quanto pelas conversas com os produtores e gerentes de fazenda. As lavouras da região que vai de Mineiros (GO) a Rondonópolis (MT) pela Equipe 3 na quinta-feira, 1º de fevereiro, estão mais adiantadas do que no Sudoeste goiano. Foi mais comum do que nos dias anteriores encontrar as colhedoras trabalhando no campo e áreas com soja em ponto próximo de colheita.

Em muitos casos, os resultados relatados pelos próprios produtores indicam médias próximas dos 70 sacos por hectare, o que é muito bom. Veja mais detalhes no vídeo de Heloísa Melo, coordenadora do Rally da Safra, e do analista de safra Smyllei Curcio.

Parte da Equipe 3 visitou as sementeiras G3 e Girassol, onde a impressão de uma boa safra foi reforçada, mesmo diante dos problemas climáticos. Uma das explicações para isso pode estar justamente nos avanços da genética. Esse desenvolvimento é marcante nas variedades de soja de ciclo precoce, cuja produtividade cresce a cada safra.  André Debastiani, coordenador do Rally, conversou sobre o assunto com Márcio de Andrade, gerente de desenvolvimento de mercado da G3.

Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, a Equipe 3 viaja de Rondonópolis a Primavera do Leste, ainda no Sudeste mato-grossense.

http://rallydasafra.com.br

Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade