Alcinopolis. Sábado, 26 de Maio de 2018. Boa Tarde!

Turismo

Prefeitura de Alcinópolis cria Casa da Memória

Com o objetivo de desenvolver atividades relativas à produção, preservação, divulgação e discussão da memória histórica, política, social e cultural de Alcinópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com a aprovação da Câmara Municipal, por meio da Lei Nº 425/2017, criou a Casa da Memória "Sebastião Nairo Barcelos".

 

A criação do local tem como intuito construir acervos documentais, bibliográficos e fotográficos relativos ao município e a sua gente, promover o conhecimento do patrimônio material e imaterial, além de desenvolver e impulsionar experiências educativas aos diferentes tipos de aprendizagem, por meio da realização de projetos de mediação socioeducativas, ateliês para grupos escolares, familiares e outros.

 

Segundo a secretária municipal de Educação, Márcia Izabel de Souza, a criação da Casa da Memória é um sonho antigo e a escolha do nome tem tudo a ver com um homem que lutou para preservar e manter viva as histórias de Alcinópolis e de seu povo.

 

A Casa da Memória contribuirá também para desenvolver e implementar formas de colaboração com outras instituições relacionadas com a formação profissional e a investigação científica e tecnológica relativas às suas áreas de foco, tanto em nível nacional, como internacional. "Teremos também a possibilidade de elaborar e desenvolver planos, programas, projetos e atividades relacionadas ao patrimônio material e imaterial de Alcinópolis", garantiu a secretária.

 

O prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva afirmou que a Casa da Memória é importante para que a população encontre no local a história do município representada por meio dos objetos, fotos e tantas memórias. "O local está repleto de belas lembranças. Convido toda a população para que faça uma visita".

 

Acervo

 

Recentemente, Josimar Miranda, antigo diretor de Cultura de Alcinópolis e que hoje reside em Coxim, realizou a entrega de alguns artefatos pré-históricos encontrados na região de Alcinópolis e doados ao município por Nilo Peçanha, do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari). "Josimar havia guardado o material para que o mesmo não se perdesse, com a criação da Casa da Memória, concretizou a devolução das peças", explicou a Secretária Márcia Izabel.

 

Onde fica?

 

Apesar de ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação, a Casa da Memória está localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, na Rua Olegário Barbosa da Silveira, nº 1344, Bairro São Pedro.

 

 

-- 

Assecom/Prefeitura de Alcinópolis 
Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Mauricio & Leandra"
  • Balada Sertaneja Balada Sertaneja "Sinésio e Henrique"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade