Alcinopolis. Domingo, 23 de Setembro de 2018. Boa Noite!

Chapadão do Sul

Região Norte: COB desarticula quadrilha criminosa instalada em chapadão para furtos de car

Soja, diesel e drogas foram apreendidos...

Região Norte: COB desarticula quadrilha criminosa instalada em chapadão para furtos de car

Região Norte: COB desarticula quadrilha criminosa instalada em chapadão para furtos de car

O COB (Comando de Operações do Bolsão) pode ter realizado a operação policial mais espetacular deste ano logo na primeira missão após a reativação da unidade especial em Chapadão do Sul. Os PMs prenderam sete suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada no furto de cargas de grãos e combustível que teriam estabelecido uma “base operacional” no bairro Esplanada. No flagrante consta acusação de Associação Criminosa e Furto. Todos são do Alto Taquari (MT) e praticariam ataques contra cargas de trens no município. Depois do furto de soja em composições ferroviárias na Laje (Costa Rica) e na Ferronorte (Chapadão do Sul) o comando da PM colocou o Setor de Inteligência em ação e quando pegaram o “rastro” os experientes integrantes do COB foram a campo respaldados por Mandatos de Busca e Apreensão expedidos pelo Poder Judiciário.

FERRAMENTAS DO CRIME  – A operação policial começou com a prisão de um homem no Bairro Esplanada e outros no interior de um Lava a Jato na rua Brasil.  No local foram encontrados drogas  para uso pessoal e um rádio HT – geralmente – usado para por  batedores ou vigilantes para informar a aproximação  – provavelmente – de policiais ou seguranças das estações de carga e descarga de trens em Chapadão do Sul e na Lage. Logo a seguir os PMs começaram a achar outros objetos que  caracterizaram formação de quadrilha e ações criminosas.

MANGUEIRAS / DIESEL / CHUPA CABRAS – Além das drogas e abrigo aos quatro presos o  lava a jato guardava mangueiras  usadas no furto de combustível, três galões de 50 litros com óleo diesel e um caminhão com placas de Rio Verde de Goiás que poderia transportas os sacos de soja e os galões de combustível. Bocais que burlam os mais modernos lacres de tanques de combustível de locomotivas estavam em poder destes homens.  A tralha sugere que são altamente especializados neste tipo de crime.

DEZ TONELADAS DE SOJA FURTADAS – NO último registro policial de furto de grãos registra a impressionante marca de dez toneladas, o equivalente a R$ 11.834. Quando os policiais militares do COB chegaram no local (Laje) o soja estava sobre lonas e 80 sacos embalados e prontos para o transporte no caminhão. Os homens que faziam este serviço fugiram quando viram o farol da unidade do COB. A polícia sabe que outros integrantes desta associação criminosa deve estar soltos e logo estarão novamente articulados porque a rede de operações deles é gigantesca, incluindo informações privilegiadas de funcionários das companhias de transporte de grãos e outros produtos.

CARGAS ATRAEM BANDIDOS – Há vários que a Polícia Militar de Chapadão do Sul vem apreendendo cargas de álcool e diesel furtados da Ferronorte. Geralmente  os crimes era praticados por moradores da cidade de municípios vizinhos que usavam informações privilegiadas de funcionários. Vários criminosos acabaram presos, incluindo pessoas conhecidas em Chapadão do Sul, Csta Rica e Paraíso das Águas. Mas esta operação da Polícia Militar tendo o COB como destaque foi a primeira a localizar uma “célula criminosa” instalada dentro da cidade para agilizar e intensificar os ataques.

PREJUIZOS E PRISÕES – A Ferronorte acumulou milhões de prejuízo com ações isoladas de bandidos em busca de combustível, grãos e outros produtos de venda fácil no mercado paralelo.  Em 2015 um conhecido empresário de Paranaíba foi preso com uma S-10 carregada de diesel furtado de um vagão.  Justificou o crime pelo fato de ter cinco automóveis flex em sua frota e precisava do álcool para  colocá-la em movimento.  Os policiais militares que efetuaram a prisão conhecem cada metro quadrado do matagal existente nas imediações do Terminal da Ferronorte devido ás constantes operações de combate aos “piratas” que atacam tanques e vagões de trens.  chaoadensenews

Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade