Alcinopolis. Terça-feira, 18 de Setembro de 2018. Boa Noite!

Coxim

Sem custo, funcionários implantam horta para abastecer refeitório do HR de Coxim

Produção também vai chegar à mesa dos pacientes da hemodiálise, que vão receber verduras uma vez por semana

Sem custo, funcionários implantam horta para abastecer refeitório do HR de Coxim

Sem custo, funcionários implantam horta para abastecer refeitório do HR de Coxim

Adriano Piovesan, Dalmar Francisquetti e Davi Soares dos Santos são três funcionários do Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim, que tem feito a diferença na vida das pessoas. Ao contrário da maioria, que deve se espelhar nesse trio, eles deixam suas casas, todos os dias, procurando fazer a diferença, independente das dificuldades que encontram pelo caminho.

Por pensar assim, eles deram início a horta do HR de Coxim, que já produz 11 tipos de verduras e atende o refeitório local. Mas, a ideia é expandir o projeto, fornecer verduras para os 52 pacientes da hemodiálise uma vez por semana e promover uma feirinha entre os funcionários do hospital para aquisição de sementes.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
 

Segundo Piovesan, que é gerente de Manutenção Hospitalar, a ideia nasceu quando a hemodiálise foi implantada e ele recebeu a informação que 10 mil litros de água, rica em minerais, seriam jogados fora. “Na hora eu pensei, vamos fazer uma horta e usar essa água na irrigação. Porém, sabia que o hospital trabalha com orçamento apertado e não teria condições de fazer esse investimento”, comentou.

Foto: Arquivo Pessoal

Entretanto, ele não desistiu. Amadureceu a ideia, conversou com colegas e tirou dinheiro do próprio bolso, assim como muitos funcionários do HR, para comprar as primeiras sementes. Com o apoio de Francisquetti e Santos eles começaram a preparar a terra. O único adubo é esterco, que eles recolhem no curral de produtores que se dispõem a ajudar. “Ganhamos o esterco e em contrapartida fazemos a limpeza do curral desses colaboradores”, brincou o gerente.

Em pouco tempo o trio viu as verduras apontarem na terra e começou a abastecer a cozinha do hospital. De acordo com Piovesan, eles ainda não conseguiram aproveitar a água que a hemodiálise joga fora. Para tanto, eles precisam investir em duas caixas de água de cinco mil litros, mas não tem recursos. Outra preocupação do trio é com o sol, pois a horta ainda não tem sombrite.

Foto: Arquivo Pessoal

“Eu sei que algumas pessoas vão ler e questionar com aquelas frases prontas, tipo: porque o hospital não investe, onde está fulano que não enxerga a necessidade, mas, os cidadãos precisam entender que não podemos e muito menos devemos esperar tudo do poder público. A verdade é que Coxim é um município de médio porte, com muitos problemas que se arrastam há décadas e com uma arrecadação abaixo de suas necessidades. É por isso que cada um de nós tem que procurar fazer a diferença e ajudar a cidade que amamos. Sou paranaense, mas minha família escolheu Coxim para viver, foi aqui que constituí minha família e é aqui que pretendo viver por toda a minha vida”, finalizou Piovesan.

Se você tiver condições de ajudar na aquisição das caixas de água e do sombrite (aproximadamente 200 metros) entre em contato com Adriano Piovesan, através do 67 9.9652-0091.

EDICAO MS

Publicidade

Não deixe de ler


Nas Galerias de Fotos
  • Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP Leilão em Prol do Hospital de Amor - Barretos-SP
  • Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte. Palestras: 3º Seminário da Pecuária de Corte.
  • 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras. 1ª Exposição Fotográfica das Famílias Pioneiras.
  • Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis Cafundó: Trilheiros de Alcinópolis
  • Enlace matrimonial Enlace matrimonial "Chicão & Meire"
[+] Galerias de Fotos
Publicidade